Para estipular adequadamente o Cálculo de Preço de Venda é necessário averiguar primeiramente o Segmento de Negócio a ser explorado baseado na atividade da empresa, seja ela B2B (Business To Business), referente a empresas que prestam serviços para outras empresas, ou B2C (Business To Costumers), referente a empresas que prestam serviços para consumidores finais:

Indústria (B2B)
O empresário produz o que vende. É importante ter uma ficha técnica em que constem o custo de cada matéria-prima. Também é de suma importância a relação de todos os custos variáveis: impostos, taxas, intermediários no processo de venda, assim como as despesas fixas: água, luz, telefone, contador, pró-labore e a margem de lucro.

Comércio (B2C)
O comerciante sempre recebe o produto pronto. Ele só revende. É o intermediário do processo de vendas. No entanto, as despesas fixas e os custos variáveis devem ser contadas para, só então, se chegar ao lucro real. Ainda existem diferenças entre preços de lojas físicas e de lojas virtuais.

Quem possuí um ponto comercial estabelecido, necessariamente tem que arcar com o custo da infra-estrutura do local, enquanto a loja virtual tem em todas as vendas online, taxas com intermediários que vão possibilitar o pagamento e a entrega do produto: boleto bancário, taxas das operadoras, custo de fretes).

Serviços (B2B / B2C)
Há alguns detalhes a mais na formação de preço de venda. É necessário verificar toda despesa fixa da infra-estrutura da empresa, se houver, e o custo variável da mão de obra por hora de trabalho prestado.

Chegar a esse nível de disciplina não é tarefa das mais fáceis, principalmente se o negócio for pequeno, em que tudo depende somente dos sócios: comprar, atender, pensar, negociar, fechar o caixa, pagar as contas e deixar tudo preparado para o dia seguinte.

Por isso, estar a frente com a empresa, mantendo a saúde financeira do negócio, fazendo todos esses cálculos para formação correta do Preço de Venda é fator fundamental de sucesso para qualquer empresa que queria se destacar no mercado e vencer qualquer turbulência de crise econômica.



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.