Já parou para pensar que uma empresa é formada por um conjunto de processos? E o conjunto desses processos é o que move o negócio, que depende do bom funcionamento de todos eles e de “engrenagens” bem encaixadas. O desempenho será determinado por alguns fatores, mas sobretudo, dentre eles, das áreas de funcionamento da empresa.

Assim como um motor de um carro, a empresa é acelerada ou freada e desenvolve melhor na pista de acordo com o comando do piloto, ou no caso, do administrador. Mas para que toda a potência seja aproveitada é preciso que todos os componentes mecânicos estejam funcionando perfeitamente. Portanto, peças com defeitos ou desgastadas devem ser trocadas, sob pena de quebrarem e nos deixarem na mão.

As peças que compõem uma empresa podem ser consideradas os processos, cujas funções são desempenhadas pelas diversas áreas, como RH (Recursos Humanos), financeira, administrativa, produção, vendas, logística, marketing, entre outras. Independentemente do tamanho do negócio, toda empresa possui processos em TODAS as áreas.

Isso mesmo, não é porque temos apenas uma lojinha, por exemplo, cuja mão-de-obra é essencialmente familiar, que não temos tudo isso. Temos sim!

Perceba que, se você trabalha com mais uma pessoa, mesmo que seja seu parente, você, como gestor do negócio, tem que administrar um recurso humano (RH). Se você tem um caixa, controla o estoque, tem conta no banco e contador, então tem uma área financeira. Ao determinar a que preço vai vender, que tipo de produto terá, em que área geográfica vai atuar e se vai anunciar no jornal, por exemplo, está fazendo marketing. Então, por mais que não nos atentemos a isso, nossa empresa está recheada de processos, mesmo que eles sejam pequenos.

É importante notar que o sucesso do negócio está na qualidade dos processos, de como, quando e onde são executados e, também, de como são orquestrados pelos administradores. Quem comanda deve ter uma visão estratégica, de médio e longo prazo, enquanto os funcionários seguirão as diretrizes táticas, operacionalizando as atividades, tocando a empresa dia após dia.

Entender como funcionam os processos de sua empresa é fundamental para que possa melhorá-los. Saber distinguir as áreas ajuda a desenhar melhor o negócio e, também, a saber onde concentrar mais recursos, sejam eles financeiros ou humanos.



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é Consultor de Negócios e Autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.